Mato Grosso, Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024     
Novo Portal
Uma pró-reitoria que vai além das questões assistenciais
PRAE
Uma pró-reitoria que vai além das questões assistenciais
05/01/2021 12:18:37
por Danielle Tavares
Foto por: Deivid Fontes

Com a proposta de ser uma “Pró-reitoria para chamar de minha”, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis desenvolve ações que vão além do assistencialismo. Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Unemat, a pró-reitora Antônia Alves Pereira, avalia o desenvolvimento das dez principais metas da pasta.

Ao longo destas semanas, a Assessoria de Comunicação vai divulgar entrevistas com os gestores da Universidade, em que eles falam sobre os dois primeiros anos de gestão e projetam o futuro da Instituição.

 

Quais as principais metas e objetivos da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis nesta gestão 2019-2022?

São dez as principais ações da Prae para esta gestão. São ações que contemplam as decisões do 3º Congresso Universitário e do Planejamento Estratégico Participativo da Unemat. Muitas dessas pautas estratégicas estão sendo discutidas em comissões com a comunidade acadêmica em torno da melhoria da assistência estudantil, assim como de políticas de permanência, cujo foco se volta para as políticas de acessibilidade, de integração e acompanhamento dos discentes em sua vida universitária.

 

Neste ano tão atípico, marcado pela pandemia provocada pela Covid-19, como a Universidade se adaptou para o atendimento às demandas estudantis?

Ao instituir o período letivo suplementar excepcional, a Universidade garantiu que os discentes fossem incluídos no processo a partir de três estratégias prioritárias, considerando que nem todos teriam condições para acessar às aulas por meio de tecnologias digitais. São elas: 1) opção de cursar as disciplinas remotamente, visando respeitar a decisão dos alunos que não se sentissem à vontade para cursá-las por não estarem acostumados com as tecnologias digitais; 2) garantir a não inclusão de disciplina com reprovação no histórico escolar do discente, pois poderia haver uma série de situações que o levaria a tal insucesso; 3) oferecer um auxílio digital via chip de dados para os discentes com vulnerabilidade socioeconômica a fim de possibilitar condições de equidade para o ensino remoto emergencial.

 

Um dos principais desafios para a Assistência Estudantil é no tocante à ampliação e fortalecimento da concessão de bolsas e auxílios em diferentes modalidades. Como avalia os programas de bolsas da Unemat?

Uma das grandes demandas que recebemos é em relação à ampliação do número de bolsas e auxílios. Desde 2019, os auxílios alimentação e moradia foram ampliados para os discentes de turmas especiais e parceladas com presença nos núcleos pedagógicos. Uma das estratégias para o fortalecimento de bolsas foi a criação da Diretoria de Gestão de Bolsas, na Prae, visando uma articulação maior entre as diferentes bolsas gerenciadas pelas outras pró-reitorias. Com a apresentação da Prae como uma “pró-reitoria para chamar de minha”, temos realizado um trabalho de aproximação dos discentes para que se sintam mais à vontade para buscar informações sobre bolsas e auxílios, tendo um único local como agregador de informações. Nesse mesmo impulso, temos animado “nosso braço estendido” nos câmpus a realizar esse trabalho com os discentes para que se sintam cada vez mais próximos da universidade.

 

A Prae tem buscado fortalecer as estruturas dos diretórios centrais dos estudantes (DCEs) e centros acadêmicos (CAs). Quais os principais avanços e desafios?

Esta é uma das nossas ações prioritárias. Mesmo sabendo que DCE e CA são espaços independentes dos discentes, a Prae tem se colocado à disposição para ouvir e ajudar numa melhor organização das representações estudantis. Acreditamos que é na universidade que se constitui o cidadão de direitos e de deveres, na prática, para sua vivência atual e profissional. A Prae também tem cultivado relacionamentos integradores com todas as lideranças estudantis, como: atléticas universitárias, empresas juniores, ligas acadêmicas e lideranças de turma. Neste ano, fizemos reuniões para estabelecer esse diálogo com ações voltadas para eles, tais como: o processo de concessão dos chips de dados para a inclusão digital e a avaliação do PLSE do ponto de vista de sua participação e das condições oferecidas pela universidade. Para o próximo ano, estamos planejando uma agenda sistemática de encontros com as lideranças estudantis, assim como o desenvolvimento de políticas específicas.

 

Uma demanda da comunidade acadêmica é a implantação de políticas de restaurante universitário e de moradia estudantil. O que vem sendo feito nesse sentido?

A primeira coisa que precisamos entender é a diferença entre as políticas de restaurante universitário e de moradia estudantil das instituições de ensino federal, que recebem verbas significativas para garantir a assistência estudantil. No caso da Unemat, não temos esse aporte financeiro. A universidade mantém desde 2013, retirando de seus recursos próprios e limitados, valores concedidos para o auxílio alimentação e auxílio moradia. No atual momento, existem duas comissões estudando essas proposições vindas do 3º Congresso Universitário a fim de apresentar relatório sobre o assunto ao Consuni. Ao lado desse estudo, estamos dando continuidade às tratativas junto ao governo estadual para a instituição de um plano estadual de assistência estudantil que possa ampliar esse atendimento aos discentes com vulnerabilidade socioeconômica nos moldes do que já existem em outros estados, dentre os quais Bahia e Ceará.

 

Quais os avanços no incentivo à participação em eventos acadêmicos?

Outro auxílio que a Unemat oferece é o auxílio financeiro, como forma de apoio aos discentes que apresentam trabalhos científicos em eventos de sua área específica. Ao mesmo tempo, temos incentivado os discentes a participarem das recepções acadêmicas e demais eventos de seu curso, de sua faculdade e do seu câmpus, além das atividades extensionistas que podem compor sua creditação no curso. Em breve, será submetida nova resolução ao Consuni que visa a atualização da legislação vigente, também uma demanda do 3º Congresso Universitário.

 

Dentre as propostas aprovadas no 3ºCongresso Universitário, está o fortalecimento da Política Institucional de Permanência em todas as modalidades de ensino, com apoio, acompanhamento e atendimento para a comunidade acadêmica. O que vem sendo realizado neste sentido?

Justamente por sermos uma pró-reitoria de assuntos estudantis, vamos além das questões assistenciais. Então, estamos acompanhando com cuidado as comissões que estão discutindo a ampliação das bolsas e auxílios, assim como aquelas que tratam do acompanhamento de pessoa com deficiência (PCD), melhoria da qualidade de vida no espaço universitário, do acolhimento familiar, acompanhamento de questões voltadas para o apoio psicopedagógico. Inclusive, o sistema acadêmico (SigaA) apresenta um módulo específico para gerenciamento das demandas dos PCDs, o que coloca a gestão central em contato direto com as coordenações de curso e o próprio discente no sentido de acompanhar suas dificuldades para um melhor aprendizado e permanência na instituição.

 

Quais as metas e expectativas para a Assistência Estudantil para o próximo ano?

A principal meta para o próximo ano é a implantação do Setor de Assuntos Estudantis (SAEst) nos câmpus universitários, pois acreditamos que esse espaço irá otimizar ainda mais o atendimento aos discentes no seu local de vivência universitária. O SAEst será considerado o braço estendido da Prae em suas ações de assistência, de integração e de acompanhamento da comunidade acadêmica. Ainda, daremos continuidade ao 2º Torneio Virtual da Unemat e às Recepções Acadêmicas Virtuais, em colaboração com as pró-reitorias fins. Com a finalização dos estudos das comissões que estudam as proposições do 3º Congresso Universitário, serão apresentadas propostas de minutas de resolução que atendam as demandas relacionadas ao acompanhamento dos discentes em geral, PDCs, bolsistas e auxílios, para que sua permanência na universidade seja garantida.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada